quinta-feira, 29 de maio de 2008

Roda do dia 26/04/08


Oi gente!

Para quem não pôde comparecer no dia, vai ai um pouco do que conversamos:

Neste dia contamos com a participação bem diversificada, desde alunos do primeiro período de Educação Artística, como também uma aluna de Artes Plástica.

Conversamos um pouco mais sobre a memória que cada um leva consigo, repleta de experiências, dúvidas, influências, alegrias e tristezas. Como podemos aprender através desta e juntamente com a experiência do outro. Vimos em outros encontros, que a escrita de si, pode nos proporcionar uma reflexão do nosso trabalho e até mesmo servir de ensinamento ao outro.

Neste dia, a professora Rosvita, levou para a Roda, vários livros, como por exemplo diários de Bordo de alguns autores, que fizeram do registro de suas viagem, uma fonte de conhecimento para si e para o outro.

Rosvita também apresentou à Roda, uma proposta:

Construir um Caderno Coletivo de Registro.

Nele, poderemos registrar nossos encontros e experiências que gostariamos de trocar uns com os outros. Em cada encontro, uma pessoa ficará com o caderno, fará seu próprio registro e no encontro seguinte entregará a outra pessoa, continuando assim por diante.
A primeira pessoa que recebeu o caderno foi a Fernanda, aluna de Artes Plástica e dia 07 de junho será passado para outro.

Para finalizar, gostaria de compartilhar uma questão levantada pela Fernanda em seu registro no caderno coletivo:

"Que artistas queremos formar? Que artista queremos ser? Onde se fundamenta na Universidade que o Arte Educador não pode ser criativo e que isso é somente coisa para artista e que Artista não deve se preocupar com pesquisa, que isso é somente coisa de Arte Educador?"

Até nosso próximo encontro!
Um grande bj Juliana

terça-feira, 13 de maio de 2008

Resumo da Pesquisa

A experiência em disciplinas de Prática de Ensino de Arte tem como um de seus elementos básicos o interesse pela atividade artística do docente, motivando o acompanhamento da prática artística de alunos recém formados, buscando conhecer o que eles fazem com a arte em suas salas de aula.


Afinal, fica sempre a questão: o que os alunos aprendem durante o estágio na Universidade, na disciplina de Prática de Ensino de Arte, e o que disso levam, carregam e sistematizam novamente na sua prática em sala de aula? Uma outra questão que também se coloca é: até que ponto a prática da docência pode influenciar no processo de criação do artista/arte/educador ou como o processo de criação do artista pode alimentar sua prática em sala de aula? Isso é possível? Como? Por que alguns alunos formados são professores de arte e atuam enquanto artistas e outros não? O que aconteceu na sua trajetória acadêmica, ou no cotidiano da sala de aula, que os fez se diferenciarem dos outros, e optar por caminhos diferentes?


Neste sentido, o presente trabalho tem como proposta central a análise da escrita, além de cadernos de artistas, fotos e vídeos, de um grupo de professores da Educação Básica, ex-alunos da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sobre sua práticas pedagógicas.

A proposta consiste na sistematização do registro da prática pedagógica de cada professor em forma de diários, assim como a socialização desses registros, que são composto por reflexões dos planejamentos das aulas, dúvidas e impasses vivenciados pelos professores no cotidiano escolar